quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pintura fácil e sem esforço

Nesse post vou compartilhar com vocês minhas aventuras recentes com um novo presente que acabei de ganhar. Fiquei namorando há mais de 2 anos um compressor de uso doméstico para pintura (ou pistola para pintura) e eis que ele chegou numa maletinha super completa como esta embrulhado para presente :)

kit pistola de pintura Wagner já disponível no Brasil

Meu primeiro teste foi na pintura do teto (tinta latex acrílica): obviamente foi um fracasso. Não dá prá segurar a pistola cheia de tinta nesta posição. Não pinta nada. Vamos então voltar para o rolo.

Meu segundo teste foi na pintura de uma parede ao ar livre (tinta latex acrílica): PERFEITO! Rapidinho, rapidinho pintou tudo o que eu precisava.

Terceiro teste: pintura de porta (tinta esmalte à base de água) em ambiente interno. Resultado:UM HORROR. Vou explicar: a nuvem de tinta em ambiente interno não é tão grande, porém suficiente para manchar algumas áreas como a face da porta e o pedaço do batente que eu queria que permanecesse com a tinta anterior e também o piso do outro lado da porta (mesmo fechada). Outra desvantagem: a pintura próxima do chão é desconfortável de fazer segurando a pistola e a cobertura acaba não ficando perfeita. Aqui em casa ela está proibida de entrar em ambiente fechado e ponto final.

Eu queria mesmo era laquear as portas, mas depois deste teste não me achei capaz a me aventurar nesse novo mundo. Pelo menos não com as portas fixadas ao batente. Com as portas soltas em cima de um cavalete, num ambiente aberto eu até arriscaria.

Faz barulho? Sim, faz porque ela nada mais é do que um pressurizador. É um barulho tolerável sem protetor auricular. Me lembra o barulho do meu secador de cabelos. Se você quiser comparar com outra ferramenta, tenho uma lixadeira orbital e essa sim faz um barulho insuportável.

Minhas conclusões:

PONTOS NEGATIVOS

- diferente do que pregam os demonstradores de home centers: TEM SIM que usar máscara e óculos de proteção. A nuvem de tinta incomoda e é tóxica.
- achei loucura utilizar em ambiente fechado. É incômodo e suja bastante.
- o reservatório de tinta acoplado à pistola a deixa um tanto pesada e isso deixa a pintura um pouco desconfortável. No modelo de pistola com reservatório separado esse desconforto deve desaparecer.
- não serve para pintura de tetos
- a maletinha de plástico deveria vir em todos os modelos. Hoje é preciso pagar (muito) a mais por ela e junto vem um segundo reservatório, ainda maior, que a meu ver não tem muita utilidade.

PONTOS POSITIVOS

- ótima para uso em ambiente externo (áreas abertas, com bastante ventilação)
- rapidez
- economiza tinta
- fácil limpeza


Se você se decidiu por adquirir uma dessas, algumas dicas: existem várias marcas no mercado. Para escolher a sua, faça uma análise da pressão oferecida x autonomia (horas de uso por utilização). Quanto maior a pressão, maior a cobertura e portanto, mais rápido será o trabalho. Notei que aos finais de semana algumas lojas de bricolagem estão baixando os preços destas maquininhas e também estão fazendo demonstrações, onde se você quiser, poderá pilotar todos os modelos antes de comprar.

E se você que está lendo este post também tem uma dessas, deixe aqui sua opinião: o que mais te agrada e o que mais te decepcionou na pistola de pintura?

11 comentários:

Antonio Roberto Malfatti disse...

Casa Bacana! Gostei muito de ler o seu depoimento sobre a pistola de pintura.
Em tempos passados, quando via essas maquininhas já ia logo comprando e me arrependendo em seguida.
Agora penso muito antes de comprar e procuro opiniões de quem já usou.
No seu caso, foi válido ler o seu comentário.
Já fiquei com receio de adquirir uma, pois meu uso seria interno, em apartamento. Fiquei imaginando a lambança que aconteceu quando você pintou a porta e a tinta vazou para o outro lado.
Estive pensando em comprar essa marca e modelo: http://www.magazinestroebel.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=4683&IDProduto=4044041&q=compressores-compressores---acessorios-pistolas-de-pintura-pistolas-pulverizadoras-pistola-de-pintura-eletrica-pulverizadora-alta-pressao-black-decker-bdps600k-alto-rendimento-110v
Será que eu me arrependeria também?
Se puder me enviar uma resposta, ficarei muito contente: malfatti@vetorial.net.

Esther disse...

Antonio,
Não saberia dizer se essa pistola é melhor ou pior do que a que adquiri. Se eu fosse você, tentaria alugar uma por um dia antes de comprar. Pode ser um jeito de ter suas próprias impressões antes de fazer um investimento desse tamanho.
Depois volte aqui prá nos contar o que achou ;)

Antonio Roberto Malfatti disse...

Oi, Esther! A ideia de alugar é boa. Vou ver se existe a possibilidade. Grato pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Também comprei uma dessas e em termos de acabamento me agradou. Mas minha decepção foi em relação a nuvem de tinta invisível, pois pintei o lado de dentro do portão de minha garagem e mesmo fechando completamente o lado de fora com lona acabou acertando o carro do vizinho de meu vizinho (+ de 10 metros de distância), então, após o transtorno tenho receio de usá-la novamente...

Tidéia disse...

Caraca, coitado do vizinho do anônimo! rs
Esther, super obrigada por compartilhar, estava pensando em minimizar meu trabalho de pintura no AP, mas depois do que li, vou ter que sofrer com o rolo e pincel mesmo. É mais demorado, mais dolorido, mas o resultado é sem surpresas. Valeu! ;)

Anônimo disse...

Tenho uma dessas há um bom tempo, quando tentei usar, sempre tive problemas com a névoa, parece que não tem solução! Querendo facilidade rsrs, estava procurando uma dessas airless, mas parece que tem o mesmo problema.
abços

Neila Cristiane cezimbra Martinez disse...

Obrigada a todos agora já sei o que esperar em caso de comprar todos os comentários foram de grande ajuda.

Pedro Damasceno disse...

Pessoal, eu utilizo essa pistola pra tudo, inclusive para o teto. Faz névoa sim, o segredo é isolar tudo. Perde-se tempo isolando mas ganha em economia e velocidade de aplicação. Da pra pintar uma casa média em 1 dia. O mais interessante para pintar interiores, é se a casa estiver sem os móveis, aí é perfeito... vai economizar tinta, tempo, material de limpeza... dinheiro.

Rolo também suja tudo, mesmo tendo cuidado, sempre voa gotícolas de tinta e no final é preciso isolar tudo também, a diferença é que no compressor é realmente mais nítido a nuvem.

Recomendo o compressor, mas entenda que precisa isolar e sim, precisa de EPI para os olhos, nariz e cabelo. Sua meleca saírá da cor da tinta caso não use... seu pulmão, olhos e cabelos agradecem.

Esther disse...

Como sou eu que tenho que limpar depois, na minha opinião, mesmo isolando tudo, o rolo faz muito menos sujeira, principalmente em casa habitada.

Unknown disse...

Excelente as dicas. Estou avaliando adquirir uma destas pistolas, e as dicas encontradas aqui foram ótimas. Principalmente da Ester recomendando alugar uma primeiro.
Acredito que na pintura devemos utilizar os vários recursos pistola, rolo, pincel, dependendo do lugar de aplicação e superfície.

Unknown disse...

Concordo amigo, mas deixo uma opinião não crítica a sua MSG, então sobre o teto sim o compressor joga névoa sim e parede interna com móveis fica horrível pois tem q isolar tudo muito bem mas se for rolo anti respingo e muito diferente quase nada de sujeira e por mais que respingue da para limpar fácil e não faz névoa compressor airless e o mais indicado mas também para obras grandes e externas, trabalho com pintura e digo se e uma residência pequena com pessoas morando aconselhável e o tradicional rolo claro anti respingo se saber manusear e perfeito não respinga quase nada só quando exagera na tinta mesmo assim difícil respingar, fica dica para quem não acredita fazem teste mas em casas com pessoas e móveis vejam resultado compressor só externo e depende do tamanho circulação de ar e piso tipo um porcelanato caríssimo nem pensar usar compressor perto dos rodapés...fica dica