quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Robô aspirador de piscina vale a pena?

 Que nós somos fãs dos ajudantes eletrônicos, não é novidade para ninguém. Desta vez resolvemos comprar um robô aspirador para nos ajudar com a difícil tarefa de entrar na casa de máquina da piscina, principalmente depois do sapo que veio nos visitar lá dentro e nos deu o maior susto, sem chance de fuga (do meu marido que estava naquele cubículo, não do sapo).




Bom, vamos lá. Resolvi comprar um robô americano da Aiper, marca que há tempos eu estava namorando. Comprei o robô de entrada, o Aiper Seagull 800B, que parece uma arraia. Nossa escolha foi principalmente pelo valor. Era o que cabia no nosso orçamento na ocasião.

Ele chegou, ficamos mega felizes com a simplicidade da máquina e colocamos lá para carregar por 3 horas, que é o que ele precisa para ficar em carga máxima. Enquanto isso, ele foi batizado de Bob, pois aqui em casa não tem robô sem nome 😆.

Antes de comprar verifiquei que ele poderia ser usado em piscinas com a nossa metragem quadrada e também com a profundidade correta. Foi aí que começou a decepção: no anúncio eles não mencionavam que ele não funciona bem em piscinas inclinadas, e essa informação estava honestamente mostrada do lado de fora da caixa. A nossa piscina é inclinada, bem pouco, mas é. 

Robô carregado, lá vamos nós testar:




Ele aspira super bem, puxa até folhas e pequenos galhos. Como o reservatório é bem pequeno, se a piscina estiver muito suja, ele vai precisar ser esvaziado muitas vezes durante o processo. O produto vem com um gancho de plástico para ser colocado no cabo metálico, e é este gancho que vai ajudar a erguer o robô para fora d´água. 

O gancho é fora do padrão e não encaixou em nenhum dos três cabos telescópicos para piscina que haviam em casa. Estou começando a ficar brava.

Esvazia reservatório daqui, esvazia reservatório dali, até que ele fez uma boa limpeza na piscina. O porém é que enquanto ele roda, levanta uma boa quantidade de poeira do fundo, chegando a embaçar a piscina. Isso aconteceu também das outras vezes, quando a piscina já estava praticamente limpa, e acabou embaçando a água até a poeira abaixar novamente.

Como comentei lá no começo, nossa piscina é inclinada, então ele insistia em permanecer no fundo. A parte rasa da piscina era muito pouco aspirada.

Outra coisa que aconteceu é que ele emperrava nos ralos da piscina e não saía do lugar (tínhamos que dar um empurrãozinho para ele sair de lá).

Resumindo, nossas impressões foram estas:

👍PRÓS
  • preço
  • tamanho
  • facilidade de comprar no Brasil
  • o reservatório é muito fácil de limpar
  • aspira bastante sujeira, folhas e pequenos galhos

👎CONTRAS
  • não serve para piscinas inclinadas
  • o gancho para retirar da água não é padronizado e você tem que fazer uma força fenomenal para tirá-lo lá de dentro
  • precisa de supervisão, não dá para deixá-lo sozinho (para esvaziar o reservatório e desemperrá-lo dos ralos)
  • embaça muito a água durante a limpeza (mais do que usando o aspirador manual)
  • não tem assistência técnica no Brasil
  • garantia de 3 meses no Brasil (e nos Estados Unidos é de 1 ano).
  • não sobe nas paredes da piscina, limpa somente o fundo (já era esperado para um robô de entrada).

Usamos o robô umas 8 vezes. Com pouco mais de um mês de uso, colocamos o robô (carregado, óbvio) na piscina e ele não se moveu, ficou paradão. Repetimos o processo de carregamento, tentamos novamente, e nada. 

Consegui fazer a devolução do produto e não pretendo comprar outro tão cedo. Decididamente não foi uma boa experiência. Acho que nossa expectativa é que ele funcionasse como o robô aspirador aqui de casa, mas não tem nada a ver.

Se você decidir comprar um desses, tenha em mente que ele é um auxiliar e não vai substituir aquela limpeza manual mais caprichada. 

Se a nossa piscina fosse plana e se ele não tivesse quebrado, eu estaria apaixonada pelo meu ajudante.

O que você achou? Você já tem um desses? Compraria? Me conta?

Nenhum comentário: