quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Sol e Chuva: Você não precisa mais temer pelas madeiras da sua casa

Não sei se já contei essa história aqui anteriormente: em 2007 fui cuidar das janelas da casa da minha mãe, que haviam sido (bem mal) tratadas no passado. 

Na época,  tiramos todo o verniz antigo e as melecas que estavam impregnadas na janela (profissionais enganadores chegaram a colocar Neutrol no verniz, acreditem!!) com Pintoff e muita lixa. Deu muito trabalho, mas as janelas eram tão boas que mereciam esse cuidado. Deixamos as lindas janelas de mogno da Sincol na madeira, como vieram quando a casa foi construída em 1985.

Depois disso, aplicamos 3 demãos de Cetol da Sparlack. Ele impregna na madeira, formando uma película flexível que não trinca e não descasca, é resistente ao mofo e bolor, aos raios solares (aqui o sol é fortíssimo!), enfim, é tudo o que precisávamos para manter as madeiras protegidas. 

Nós deveríamos ter dado manutenção lá pelos 8 anos de pintado mas não tivemos condições de dar continuidade à manutenção com bebê em casa 😁.

Hoje, passados 12 anos estamos aproveitando as férias para repintar as janelas.

E como elas estavam depois de todo esse tempo? Ma-ra-vi-lho-sas, acreditem!

A janela hoje, depois de uma lixada leve, pronta para início do processo de repintura
A repintura é muito mais fácil: só uma lixa fina e 1 ou 2 demãos de Cetol (irei aplicar duas demãos pelo período longo que deixei de pintar).

Veja na foto abaixo como ficou a janela depois da primeira demão:


A janela depois da primeira demão de Cetol (repintura)

O que eu mais gostei da nova fórmula do Cetol é que ele é à base de água e não tem cheiro. O Cetol é para ser utilizado direto na lata, sem diluição, desde a versão anterior, que era à base de solventes. Eu uso com trincha, acho mais fácil.

Importante:  o segredo para ele funcionar é seguir à risca as instruções do produto.

Sparlack Cetol. Usei na cor mogno acetinado.
Aproveitamos uma promoção na Leroy Merlin, que estava liquidando algumas latas com vencimento em fevereiro/2019. Pagamos menos de 130 reais nesse galão, cujo preço cheio era cerca de 280 reais. Pelo período entre repinturas, vale super a pena o investimento.


Se você quiser saber mais sobre o produto, consulte o site do fabricante, clicando aqui.

E você? Como cuida das madeiras da sua casa? Já usou este verniz? Conta pra mim?

===========================

Obs.: Este não é um post pago. Não ganhei nem uma latinha (antes fosse!) pra testar o produto. É experiência real mesmo, de gente de verdade. ;)