domingo, 3 de julho de 2011

Sensor de Presença em Garagens

Créditos: Tanakawho
Neste post com certeza vou arrumar uma briga com o síndico do seu prédio. Tudo bem, eu arrumei com a minha também. E você vai ver porque.

É muito comum as administradoras de condomínio por algum motivo excuso forçarem a barra dos síndicos para a colocação de sensores de presença (ou de movimento) nas garagens. Eu disse motivo excuso pois elas deviam saber o que vou informar neste post.

A grande maioria das garagens utiliza lâmpadas fluorescentes ou econômicas. Estas lâmpadas ou qualquer outra lâmpada acionada através de reator não foram projetadas para serem dimerizadas nem acendidas e apagadas constantemente, como acontece quando usamos sensores ou minuterias. As lâmpadas fluorescentes são projetadas para uso contínuo.

Estima-se que utilizando sensor as lâmpadas acenderão 200 vezes por dia. E elas são projetadas para 8 acendimentos diários!

Conclusão: o acende e apaga destas lâmpadas quando utilizadas com sensores reduz em 50% a sua vida útil, além de acelerar a perda de eficácia. Mas não acabou por aí! Os reatores também sofrem queda na vida útil. E são eles a parte mais cara de todo o conjunto. Ou seja, todo o conjunto vai queimar muito rápido e precisar de substituições acima do normal.

Tem mais. Sabia que estas lâmpadas levam 3 a 4 minutos para atingir o pico de luminosidade? E que utilizando sensor elas não irão ficar acesas até atingir o pico? Mais um desperdício total!

As lâmpadas fluorescentes (convencionais e compactas) podem e devem ser utilizadas em condomínios.  Elas já são mais econômicas do que as outras lâmpadas. Só que devem ser utilizadas sem sensores, minuterias ou dimmers.

A Osram recomenda que locais onde haverá muitos acendimentos e re-acendimentos diários, não devemos instalar lâmpadas fluorescentes de nenhum tipo.

Se o seu síndico insistir no uso de sensores de presença, peça ao menos para ele substituir as lâmpadas por lâmpadas incandescentes convencionais, que não sofrem perda de vida útil com o acendimento. Mas lembre-se, o dimensionamento da quantidade e potência das novas lâmpadas deve ser feito por um profissional de luminotécnica para que áreas de sombra ou de excesso de iluminação não sejam criadas com a mudança.

Vale a pena consultar: Osram, Philips, GE e Sylvania para maiores informações sobre este tema.
E na garagem do seu condomínio? Como é? Conta prá nós!