quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os LEDs já conquistaram seu espaço

(imagem: Osram)
Sem dúvida os LEDs conquistaram seu espaço na iluminação.
Pequenos diodos emissores de luz, os leds atingem várias temperaturas de cor, proporcionando os mais diferentes tipos de iluminação, da mais azulada à mais amarelada. Você certamente conhece os LEDs há muito tempo. São aquelas luzinhas vermelhas que ficam em stand by em diversos aparelhos eletrônicos que você deve ter em casa, só para citar um exemplo.
A grande conquista deste espaço se deve ao baixíssimo consumo de energia e à enorme vida útil do produto. LEDs definitivamente podem ser chamados de lâmpadas ecológicas. E também não emitem raios UV, o que os torna um diferencial importante numa iluminação que não faz desbotar telas e objetos.
Consomem tão pouco que podem até ser alimentados por baterias, como a luminária da foto que ilustra este post. Por conseguir uma iluminação alimentada por baterias, estas lâmpadas podem ser utilizadas em luminárias sem fio (como a da foto) e também em luminárias para jardim, com células solares que carregam as baterias. Uma universidade brasileira está desenvolvendo um poste de rua com placas solares que alimentarão uma quantidade de LEDs suficientes para substituir os postes tradicionais, que chegam a gastar de 350 a 600 Watts por lâmpada!
Tem-se notícia que as luminárias de LEDs surgiram em 2006 para comemorar o aniversário da Osram. Desde então já foram desenvolvidos vários modelos de luminárias: redondas, lineares, móveis e também luminárias à prova d´água e luminárias flutuantes que podem ser instaladas até dentro de banheira e piscinas, com limite de 2,5m de profundidade.
As lâmpadas feitas de leds e também luminárias com as mais diferentes aplicações  já podem ser encontradas no mercado brasileiro.  É um investimento que definitivamente vale a pena.